Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Espaço e Geografia?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Modalidade dos trabalhos

  • As colaborações poderão ser submetidas em português, inglês, espanhol ou francês, nas seguintes modalidades: (a) Artigo (mínimo de 15 páginas); (b) Entrevistas, traduções, notas e relatos (mínimo de 10 páginas); (c) Resenhas e notas bibliográficas (mínimo de 5 páginas)

 

Apresentação dos originais

  • Os trabalhos devem ser apresentados em arquivo .doc (compatível com Microsoft Office Word 97-2003) fonte Times New Roman, tamanho 11, espaço entrelinhas de 1,5, tamanho do documento personalizado (largura 15,5 cm e comprimento 22,0 cm). As margens devem ter as seguintes medidas: superior 3,0 cm, inferior 1,4 cm, esquerda 2,0 cm e direita 1,4 cm. O texto deve ser formatado em uma única coluna. Os artigos devem ser precedidos de um resumo na língua em que for escrito e um resumo em inglês (abstract), fonte tamanho 10, não excedendo a 500 palavras. Caso o artigo seja escrito em inglês terá que ser acrescentado um resumo em português, francês ou espanhol. Ao final de cada resumo são colocadas as palavras-chave no idioma respectivo (máximo de 6), usando letras minúsculas (a não ser siglas ou nomes próprios), tamanho 10, devem ser escritas separadas por vírgulas e terminar com um ponto final.
  • Os artigos devem incluir uma folha de rosto com o título do artigo (centralizado, maiúsculo, negrito e fonte tamanho 12), nome(s) do(s) autor(es) (sem abreviações, centralizado, negrito, apenas as iniciais de cada nome em maiúscula e fonte tamanho 11), endereço(s), telefone(s), fax e e-mail sem hiperlinks (centralizado, fonte tamanho 10). Em caso de mais de um autor indicar para quem a correspondência deve ser endereçada.
  • O título de cada seção ou subseção deve estar em negrito. Deve-se colocar o título de seção em caixa alta e o título de subseção com a primeira letra de cada palavra em caixa alta e o restante em minúsculas. O primeiro parágrafo de cada seção não deve ser indentado. A primeira linha dos parágrafos restantes deve estar indentada em 0,5cm. Não deve haver espaço adicional entre os parágrafos.
  • Os limites de páginas de cada modalidade de trabalho incluem mapas, ilustrações, tabelas, referências bibliográficas e notas.
  • As tabelas e figuras devem ser referidas no texto e numeradas de acordo com a seqüência. As tabelas devem ter legendas na parte superior e as figuras na parte inferior. Ambas devem vir em arquivos separados do arquivo de texto.

 

Bibliografia

  • As referências devem ser completas e uniformes. Elas devem ser escritas em fonte tamanho 10 e separadas por um espaço posterior de 3 pt. No texto, as citações devem estar da seguinte forma: Almeida Filho & Shimabukuro (2000), Florenzano (2002), Novo et al. (2005), (Becker & Santos, 1995).
  • As referencias bibliográficas serão apresentadas ao final do trabalho, em ordem alfabética do último sobrenome do autor, conforme exemplos apresentados abaixo:

 

a) artigo em periódicos

 

ALMEIDA FILHO, R.; SHIMABUKURO, Y. E. (2000) Detecting areas disturbed by gold mining activities through JERS-1 SAR images, Roraima State, Brazilian Amazon. International Journal of Remote Sensing, v. 21, n. 17, p. 3357-3362.

 

b) livros

 

FLORENZANO, T. G. (2002) Imagens de Satélites para Estudos ambientais. São Paulo: Oficina de Textos, 97 p.

 

c) capítulos de livros

 

CASTRO, S. S. (1999). Micromorfologia de Solos Aplicada ao Diagnóstico de Erosão. In GUERRA, A. J. T.; SILVA, A. S; BOTELHO, R. G. M. (org.) Erosão e Conservação dos solos: Conceitos, temas e aplicações. Editora Bertrand Brasil, Rio de Janeiro: p. 127-163.

 

d) tese

 

BOGGIONE, G. A. (2003). Restauração de imagens do satélite Landsat-7. 160 p. (INPE-10462-TDI/929). Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, São José dos Campos.

 

e) eventos

 

NOVO, E. M. L. M.; BARBOSA, C. C. F.; FREITAS, R. M.; MELACK, J.; SHIMABUKURO, Y. E.; PEREIRA FILHO, W. (2005). Distribuição sazonal de fitoplâncton no Lago Grande de Curuai em resposta ao pulso de inundação do Rio Amazonas a partir da análise de imagens MODIS. In: Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), 12., 2005, Goiânia. Anais... São José dos Campos: INPE. Artigos, p. 3175-3182. CD-ROM, On-line. ISBN 85-17-00018-8.

OLIVEIRA JÚNIOR, H. J.; SHIMABUKURO, Y. E. (2005). Mapeamento da cobertura da terra dos Estados do Goiás e Tocantins utilizando imagens do sensor MODIS. In: Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), 12., 2005, Goiânia. Anais...São José dos Campos: INPE. Artigos, p. 1641-1648. CD-ROM, On-line. ISBN 85-17-00018-8.

 

f) site

 

DIETRICH, N. F.; BELLUGI, D.; (2000) Using SHALSTAB Tools to map shallow landslide potencial. In: http://soctates.berkey.edu/~geomorph/shalstab/

 

Submissão do Artigo

  • O artigo deverá ser encaminhado, em meio digital para a comissão editorial da revista.
  • Os trabalhos serão apreciados pela Comissão Editorial ou por especialistas externos. Os autores serão informados sobre a aceitação ou recusa de seus artigos.
  • Caso sejam necessárias modoficações nos trabalhos, os autores serão solicitados a paresentá-las no prazo de 30 dias.
  • Não serão aceitas modificações após o envio dos trabalhos para a gráfica.
  • Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores. A reprodução das matérias é permitida, desde que seja citada a fonte.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando disponíveis.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação pelos Pares Cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.