Anderson Mululo Sato

Pós-Doutorado em
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Anderson Mululo Sato – Profile

Bacharel em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005 - Bolsista PIBIC/UFRJ) com mestrado (2008 - Bolsista FAPERJ Nota 10), doutorado (2012 - Bolsista CAPES) e pós-doutorado (2014 - Bolsista CAPES/FAPERJ) em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense no Departamento de Geografia e Políticas Públicas do Instituto de Educação de Angra dos Reis/RJ (DGP/IEAR/UFF), líder do Grupo de Pesquisa em Desastres Sócio-Naturais (GDEN/UFF), pesquisador associado ao Laboratório de Geo-Hidroecologia (GEOHECO/UFRJ) e representante do IEAR/UFF no Conselho Consultivo da APA Cairuçu (CONAPA Cairuçu/ICMBio). Atuou como Professor Substituto do Departamento de Geografia/UFRJ (2012-2014) e Professor Auxiliar em Engenharia Ambiental e Sanitária/Universidade Estácio de Sá (2011-2012). Integra o Instituto de Reabilitação do Sistema Encosta-Planície (INCT-REAGEO), a Rede para Gestão de Riscos de Desastres - Bacia do Córrego Dantas (REGER - Córrego Dantas) e co-lidera a Rede de Educação para Redução de Desastres (RED) - Angra dos Reis/RJ. Obteve o Prêmio Ação Ambiental 2015 da FIRJAN na categoria Gestão de Água e Efluentes em parceria com a STAM Metalúrgica e a UNESA/Nova Friburgo, assim como prêmio no VI Seminário de Iniciação à Inovação (2016) da Universidade Federal Fluminense. Experiência em estudos de impactos hidro-erosivos de plantios de eucalipto e gestão de risco de desastres sócio-naturais. Atua nas linhas de pesquisa de Geoecologia, Hidrologia, Geomorfologia e Prevenção de Desastres com apoio de Geotecnologias e Tecnologias Sociais.

QUEM SOU EU?

Artigos

SILVA, R. P.; MACHADO, K. M.; SILVA JUNIOR, G. C.; COELHO NETTO, A. L.; BECKER, L. B.; SATO, A. M. Determinação de parâmetros físicos do solo em encosta sob influência de escorregamento translacional raso - Nova Friburgo, RJ. Revista Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (RBGEA) , V. 4 , P. 51-64 , 2016

FRAGA, J. S.; COELHO NETTO, A. L.; SATO, A. M. Comparação da Condutividade Hidráulica na Zona de Raízes entre Dois Fragmentos de Florestas Secundárias de Montanha em Nova Friburgo/RJ. Revista Geonorte , V. 10 , P. 48-53 , 2014