Caroline Delpupo Souza

IFMG

Caroline Delpupo Souza – Profile

Geógrafa, Mestre, Doutora e Pós-doutora em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente, é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG, Campus Conselheiro Lafaiete. Integra o Núcleo Terrantar, laboratório vinculado ao INCT da Criosfera cuja temática de estudo principal é a dinâmica dos ecossistemas terrestres da Antártica e de ambientes altimontanos da Cordilheira dos Andes. No doutorado, estudou as interações pedogeomorfológicas e gênese de solos desenvolvidos em deserto polar nas Montanhas Ellsworth, Antártica Continental. No mestrado, estudou a gênese, mineralogia e classificação de solos sulfatados ácidos, solos ornitogênicos e solos salinos da Ilha Seymour, Mar de Weddell, Antártica. Formou-se em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa, tendo trabalhado com mineralogia das praias da Ilha da Trindade, Atlântico Sul, Brasil, em sua monografia, assim como com matéria orgânica e mineralogia de solos das serras de Carajás, em programas institucionais de iniciação científica. Estagiou durante longos anos no Laboratório de Geoquímica, do Departamento de Solos/UFV e no Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef do DPS/UFV. Durante dois anos, foi professora voluntária da Universidade Federal de Viçosa, Campus Viçosa, oportunidade em que ministrou as disciplinas "Gênese de Solos" para alunos do curso de Geografia, Agronomia, Biologia, Zootecnia e Engenharia Florestal; e "Geomorfologia Tropical" para os alunos do curso de Geografia e Agronomia. Ministrou ainda as disciplinas "Elementos de Ciência do Solo" e "Gênese de Solos" para alunos dos cursos de Agronomia e Gestão Ambiental da Universidade Federal de Viçosa, Campus Florestal. Possui trabalhos científicos publicados em revistas de grande impacto nacional e internacional e participou da orientação de alunos de graduação e pós-graduação. As principais atividades desenvolvidas pela pesquisadora incluem a interpretação do ambiente a partir de técnicas de estudo pertencentes à pedologia e geomorfologia; e a proposição de modelos de formação e evolução da paisagem.

QUEM SOU EU?


Geógrafa, Mestre, Doutora e Pós-doutora em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente, é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG, Campus Conselheiro Lafaiete. Integra o Núcleo Terrantar, laboratório vinculado ao INCT da Criosfera cuja temática de estudo principal é a dinâmica dos ecossistemas terrestres da Antártica e de ambientes altimontanos da Cordilheira dos Andes. No doutorado, estudou as interações pedogeomorfológicas e gênese de solos desenvolvidos em deserto polar nas Montanhas Ellsworth, Antártica Continental. No mestrado, estudou a gênese, mineralogia e classificação de solos sulfatados ácidos, solos ornitogênicos e solos salinos da Ilha Seymour, Mar de Weddell, Antártica. Formou-se em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa, tendo trabalhado com mineralogia das praias da Ilha da Trindade, Atlântico Sul, Brasil, em sua monografia, assim como com matéria orgânica e mineralogia de solos das serras de Carajás, em programas institucionais de iniciação científica. Estagiou durante longos anos no Laboratório de Geoquímica, do Departamento de Solos/UFV e no Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef do DPS/UFV. Durante dois anos, foi professora voluntária da Universidade Federal de Viçosa, Campus Viçosa, oportunidade em que ministrou as disciplinas "Gênese de Solos" para alunos do curso de Geografia, Agronomia, Biologia, Zootecnia e Engenharia Florestal; e "Geomorfologia Tropical" para os alunos do curso de Geografia e Agronomia. Ministrou ainda as disciplinas "Elementos de Ciência do Solo" e "Gênese de Solos" para alunos dos cursos de Agronomia e Gestão Ambiental da Universidade Federal de Viçosa, Campus Florestal. Possui trabalhos científicos publicados em revistas de grande impacto nacional e internacional e participou da orientação de alunos de graduação e pós-graduação. As principais atividades desenvolvidas pela pesquisadora incluem a interpretação do ambiente a partir de técnicas de estudo pertencentes à pedologia e geomorfologia; e a proposição de modelos de formação e evolução da paisagem.