Licenciado e bacharel em Geografia (Universidade Federal do Paraná - UFPR, 1989/1990), mestre em Geografia - Utilização e Conservação de Recursos Naturais (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, 1999). Professor Adjunto do Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Atua nas áreas de Didática da Geografia e Geomorfologia Escolar (História do Ensino do Relevo nos Livros de Didática de Geografia e Didática Especial no Brasil).
QUEM SOU EU?
Licenciado e bacharel em Geografia (Universidade Federal do Paraná - UFPR, 1989/1990), mestre em Geografia - Utilização e Conservação de Recursos Naturais (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, 1999). Professor Adjunto do Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Atua nas áreas de Didática da Geografia e Geomorfologia Escolar (História do Ensino do Relevo nos Livros de Didática de Geografia e Didática Especial no Brasil).
O projeto de pesquisa insere-se na linha de pesquisa Geografia
em Processos Educativos na área de concentração Utilização e Conser-
vação de Recursos Naturais (UFSC). Pretende-se inventariar, classificar
e analisar as proposições metodológicas para o ensino do relevo, a partir
dos livros de didática especial editados no Brasil num amplo intervalo temporal,
que se estende, amostralme...
Site que divulga teses, dissertações, artigos, animações, sites, filmes, links, etc que tratam do Ensino do Relevo, Geomorfologia Escolar, Educação Geomorfológica, Ensino de Geomorfologia, Ensino de Geociências etc, com ênfase na educação básica.
O projeto, que é continuidade da pesquisa 1997004845, pretende constituir uma área de investigação, qual a seja, a História da Metodologia do Ensino da Geomorfogia Escolar. A fonte utilizada são os manuais (livros) que façam proposições metodológicas para o ensino de conteúdos de geografia e/ou geociências. Verificar-se-á as diferentes formas de ocorrência de viabilidade metodológic...