Francisco Nataniel Batista de Albuquerque – Projects
Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/ Campus Rio Claro, área de concentração em Organização do Espaço. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), área de concentração em Planejamento e Gestão Ambiental. Bacharel e licenciado em Geografia, licenciado em Pedagogia e especialista em Desenvolvimento com Meio Ambiente pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/CE). Entre os anos de 2008 e 2015 foi professor do Instituto Federal da Bahia (IFBA) - Campus Eunápolis onde exerceu a coordenação do Curso Técnico em Meio Ambiente. Atualmente é professor do Instituto Federal do Ceará (IFCE) - Campus Iguatu e avaliador de cursos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação - SETEC/MEC. Desenvolve pesquisas sobre valoração, conflitos e impactos ambientais decorrentes da apropriação de recursos naturais, dinâmica das paisagens de ambientes semiáridos, organização espacial e ordenamento territorial tendo como filiação teórica e metodológica o diálogo entre as abordagens sistêmica e dialética na construção de uma Geografia Unitária. Na área do Ensino da Geografia, as pesquisas concentram-se na discussão de conceitos, metodologias e práticas no ensino de temáticas físico-naturais na Geografia Escolar.
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QUEM SOU EU?
Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/ Campus Rio Claro, área de concentração em Organização do Espaço. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), área de concentração em Planejamento e Gestão Ambiental. Bacharel e licenciado em Geografia, licenciado em Pedagogia e especialista em Desenvolvimento com Meio Ambiente pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/CE). Entre os anos de 2008 e 2015 foi professor do Instituto Federal da Bahia (IFBA) - Campus Eunápolis onde exerceu a coordenação do Curso Técnico em Meio Ambiente. Atualmente é professor do Instituto Federal do Ceará (IFCE) - Campus Iguatu e avaliador de cursos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação - SETEC/MEC. Desenvolve pesquisas sobre valoração, conflitos e impactos ambientais decorrentes da apropriação de recursos naturais, dinâmica das paisagens de ambientes semiáridos, organização espacial e ordenamento territorial tendo como filiação teórica e metodológica o diálogo entre as abordagens sistêmica e dialética na construção de uma Geografia Unitária. Na área do Ensino da Geografia, as pesquisas concentram-se na discussão de conceitos, metodologias e práticas no ensino de temáticas físico-naturais na Geografia Escolar.
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A pesquisa tem como objetivo discutir o recurso natural como elo conceitual, teórico e metodológico de uma análise integrada dos sistemas naturais e sociais a partir de um diálogo entre as abordagens sistêmica e dialética de compreensão da organização espacial e do ordenamento territorial, tomando como base empírica a apropriação direta e indireta do calcário enquanto elemento e aspec...